PSIQUIATRIA CLÍNICA

Psiquiatria é a especialidade da Medicina responsável pela prevenção, diagnóstico e tratamento das diferentes formas de transtornos mentais.

O diagnóstico envolve uma consulta detalhada e faz uso de uma abordagem inteiramente respaldada pelos conhecimentos científicos mais atuais sobre as doenças mentais, tendo em vista a sólida formação acadêmica do profissional.

Exames complementares fazem parte do processo de avaliação psiquiátrica e podem consistir em testes laboratoriais, farmacogenéticos, exames de neuroimagem (tomografia computadorizada, ressonância magnética, PET e SPECT) e avaliação neuropsicológica.

As medicações psiquiátricas podem ter papel fundamental para determinados transtornos mentais, como Depressão, Ansiedade, Síndrome do Pânico, Insônia, Transtorno Afetivo Bipolar (TAB), Dependência de Álcool e outras drogas, Esquizofrenia, Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC), Transtornos da Sexualidade, dentre outros. O tempo do uso das medicações costuma variar de acordo a necessidade individual do paciente, sendo avaliado criteriosamente, objetivando sempre a menor dose possível e no menor tempo necessário para a melhora dos sintomas.

Abordagens interdisciplinares e cientificamente eficazes, tais como as mais diversas orientações em psicoterapia, também podem fazer parte do tratamento e contribuem para uma melhor resposta terapêutica. O profissional também faz interconsulta, avaliação e seguimento psiquiátrico de pacientes internados em clínicas ou hospitais gerais.

PSIQUIATRIA FORENSE

A Psiquiatria Forense é uma subespecialidade que representa a interface entre a Psiquiatria e o Direito; o especialista atua nos casos judiciais em que há algum transtorno mental relacionado com processos criminais, cíveis, trabalhistas ou previdenciários. O objetivo das avaliações é esclarecer à justiça sobre a existência de transtornos mentais e o impacto do quadro para as questões peculiares de cada processo.

Os serviços realizados são:
- Assistência Técnica (elaboração de quesitos, acompanhamento de perícias e elaboração de parecer técnico)
- Avaliação Psiquiátrica Forense (laudos para perícias, aposentadoria por invalidez, capacidade civil para elaborar testamentos, adoção/guarda de menores)
- Atestado de Sanidade Mental
- Ação de Curatela (Interdição)
- Consultoria para médicos que atuem com perícias em Psiquiatria Forense

Agendamento de Consultas

Realize o pré-agendamento de sua consulta pelo nosso site

Top